segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PORTAL DO PROFESSOR ( Relatório de aula)

TEMA: Nem violência simbólica nem violência nenhuma : Eu quero paz.




AUTOR: Liliane Guimarães Alvim Nunes



Uberlândia – MG.



A aula tem por objetivo:Planejar ações que rompam com a violência simbólica na escola e na comunidade; Sensibilizar os alunos com toda forma de violência e humilhação, opondo-se à e com isso cultivar a paz na escola.

A aula foi trabalhada de forma clara fazendo com que o aluno entenda o conceito de violência simbólica que não envolve necessariamente agressão física, mas relações de dominação entre as pessoas, ou entre grupos e indivíduos. Nem sempre a violência simbólica é percebida como violência, por parte de quem a sofre. Caracterizam-se como violência simbólica aquelas situações de violência velada, em que as pessoas ou um grupo são dominados, desrespeitados, humilhados. Pode ser considerada violência simbólica o fenômeno do bullying (violência psicológica) muito presente nas escolas.

A professora sugere com isso vários atividades práticas como: pesquisa de campo dentro da escola e na comunidade; produção de relatório; vídeo: Clipe Violência, disponível em: http://vimeo.com/4462460, e, Assistir ao Vídeo: A PAZ, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nC-pTIfE37Q ; produção de texto com palavras (ATITUDE, RESPEITO, CONSCIÊNCIA, TRABALHO, ÉTICA, SOLIDARIEDADE, ESPERANÇA, JUSTIÇA, EDUCAÇÃO, DIGNIDADE, PAZ); Construção de parodia com o tema paz na escola; apresentação da parodia.

A principal finaliadade da aula é fazer com que os alunos reflitam e tenham consciência do seu papel no combate à violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário